'O Último Episódio': história inventada sobre o fim de 'Caverna do Dragão' vai à telona com produção mineira
08/10/2025
(Foto: Reprodução) 'O Último Episódio': novo filme da produtora de 'Marte Um' estreia nesta quinta-feira
Filmes de Plástico/Divulgação
O ano é 1991. Erik, um adolescente de Contagem, na Grande BH, inventa que tem uma fita com o último episódio do clássico desenho Caverna do Dragão para tentar conquistar o coração de Sheila, a nova garota da escola. Com a ajuda dos amigos, ele precisa encontrar uma saída para a história que criou expectativas na colega.
Sob essa premissa, O Último Episódio, dirigido pelo mineiro Maurilio Martins, chega aos cinemas do país nesta quinta-feira (9) (assista ao trailer ao fim da reportagem).
O longa-metragem é mais uma produção da Filmes de Plástico, produtora que nasceu na periferia da Região Metropolitana de Belo Horizonte e já emplacou sucessos de crítica, como Marte Um, indicado pelo Brasil para disputar uma vaga no Oscar 2023.
Segundo o diretor, o enredo traz uma aventura adolescente, para toda a família, "à moda antiga". Ele diz que o filme brinca com memórias pessoais e a nostalgia de uma época em que os desenhos exibidos na televisão ajudaram a moldar uma geração.
"Mesmo não sendo um filme autobiográfico, eu acho que a escolha de contar essa história se deu por relações minhas. Minha relação com o ano de 1991, quando eu tinha 13 anos, no bairro Laguna, onde moro até hoje. E daí vem esse 'atravessamento', porque eu faço uso de algo que me é muito caro: fotografias da minha família, dos meus amigos, até um vídeo que é o único registro em movimento da minha infância", explica Maurilio Martins.
O desenho Caverna do Dragão estreou em 1983 nos Estados Unidos e virou um clássico da TV mundial. Inspirado no jogo de RPG Dungeons & Dragons, a série mostra seis jovens presos em um mundo mágico. Guiados pelo Mestre dos Magos, eles enfrentam perigos e o vilão Vingador.
Enredo 'bairrista', mas universal
O filme conta a história de Erik, um adolescente de 13 anos, que tem uma paixão platônica por Sheila, a nova aluna da escola. Para se aproximar dela, ele diz ter em casa uma fita com o último episódio de Caverna do Dragão.
Com a ajuda de seus amigos, o garoto precisa inventar uma saída para a enrascada em que se meteu, vivendo uma intensa jornada de amadurecimento e experiências marcantes ao lado dos colegas.
O longa é ambientado no bairro Laguna, na periferia de Contagem, cenário frequente na filmografia da Filmes de Plástico.
"É quase como se esse filme fosse uma carta de amor ao bairro. É uma história ficcional, mas esse atravessamento verdadeiro das coisas que são reais, das fotos, dos vídeos, dos textos do narrador, dão ao filme esse componente um pouco único, porque a gente está falando da periferia sendo retratada num contexto de época", afirma o diretor.
Apesar do tom assumidamente bairrista, Maurilio Martins diz que O Último Episódio é um filme universal, que trata de questões comuns a muitas pessoas: a desilusão do primeiro amor, o luto tardio, a ausência e o distanciamento entre pais e filhos...
"São questões mais maduras e mais pungentes, que dizem respeito a qualquer pessoa. É um filme que tem um 'plot' gostoso, porque que a gente se reconhece, especialmente nessa fase da adolescência, em que tudo é novo. Todas as camadas dele, de choro, de riso, de alegria, de aventura, estão bem distribuídas", conclui.
Trilha sonora e elenco
Um dos destaques da obra é a trilha sonora, idealizada por John Ulhoa e Richard Neves, da banda Pato Fu. Uma interpretação inédita do clássico dos anos 1980 "Qualquer Jeito", cantada agora por Fernanda Takai, e outros sucessos da época, como "Doce de Mel", têm papéis importantes na trama.
No elenco, há participação de Matheus Sampaio como protagonista (Marte Um), Rejane Faria (Marte Um) e Babi Amaral (No Coração do Mundo), além dos cineastas Gabriel Martins e André Novais Oliveira. A distribuição de O Último Episódio é da Malute e da Embaúba Filmes.
Assista ao trailer abaixo: